quarta-feira, 12 de março de 2014

Homenagem!


Imagem: www.facebook.com

Revista Ponto de Encontro            Ano 7/nº 24/janeiro, fevereiro, março/2014

A Revista Ponto de Encontro traz uma homenagem ao escritor João Batista Lopes e sua esposa Isaurinha Lima.

Residente em Nova Brasilândia D’ Oeste e ocupante da cadeira de nº 6 na Academia de Letras de Cacoal em que foi um dos fundadores, o autor completou 80 anos de vida e 40 anos contribuindo com a construção e preservação da história de Rondônia. Em plena atividade informou que prepara o lançamento de mais uma obra. Detentor de um vasto e rico acervo documental/histórico do Estado de Rondônia João Batista Lopes é uma personalidade bastante conhecida e solicitada no meio acadêmico e cultural.

Entre as obras literárias concluídas pelo autor e lançadas temos “Rolim de Moura, seus Pioneiros e Desbravadores”(1989), “Rondônia, Raízes e Memórias”(2000), “Os Cacaieiros Anônimos e a Conquista de Rondônia”(2005), álbum histórico “Conhecendo Rondônia de 1500 a 2007”(2008), “Canções de Nossa Terra”(2011) e “Barcos Negreiros”(2013).

Em uma conversa informal o autor expôs a frustração pela falta de apoio, por parte do poder público que “investe em várias ações sem objetivos claros, mas ignoram a possibilidade de adquirir minhas obras para inseri-las no acervo da Biblioteca Municipal e nas escolas da rede pública para servirem de material de pesquisa sobre história e curiosidades sobre fatos ocorridos em nossa região”. Creio que essa literatura contribuiria para o conhecimento de fatos histórico e curiosidades de nossa região e serviria de base para sistematização de material a ser utilizado na disciplina de Conhecimentos Regionais.

Nós do Educação Em Ação Externamos nossas homenagens e agradecimentos a João Batista Lopes e sua esposa Isaura Lima Lopes, por contribuírem para formalização e difusão do conhecimento histórico de nossa gente!


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário