domingo, 29 de setembro de 2013

Esporte em Rondônia

Promessa do atletismo de Rondônia é aluna, babá e pedala 7 km pra treinar

Eliane Ribeiro irá representar o estado na competição nacional dos Jogos Escolares em novembro, em Belém (PA). Atleta sonha com as Olimpíadas


Por Pimenta Bueno

 
Eliane Ribeiro é promessa do atletismo em Rondônia (Foto: Fábio Matias)Eliane Ribeiro sonha em disputar uma Olimpíada
(Foto: Fábio Matias)
Apesar das dificuldades de se manter no esporte, Eliane Ribeiro, de 17 anos, tem se destacado nas competições de atletismo. Natural de Pimenta Bueno (RO), a atleta é tricampeã estadual dos Jogos Escolares de Rondônia e recordista no salto em distância. Na rotina, muita superação e dedicação. Tudo para conquistar seu objetivo maior: representar o Brasil em uma Olimpíada.
Por isso, o dia começa cedo, às 7 horas da manhã. Depois do colégio, Eliane trabalha como babá para ajudar em casa e ainda pedala 7 quilômetros até a academia onde realiza parte dos seus treinos físicos. A atleta, que confessa que na adolescência era rebelde e indisciplinada, diz que nem sempre foi assim. Aos 13 anos de idade conheceu um professor que a incentivou a começar a prática do atletismo.
- Na minha primeira competição, mesmo sem a preparação necessária fui campeã. Nesse momento percebi que o esporte iria mudar a minha vida, passei a ter disciplina e me comprometi com a escola - contou Eliane, acrescentando que já conquistou três títulos estaduais na disputa dos Jogos Escolares, representando Pimenta Bueno.
Eliane e Joéliton Elias Pereira (Foto: Fábio Matias)Eliane e Joéliton Elias Pereira (Foto: Fábio Matias)
De família humilde, Eliane mora com a irmã e mais dois sobrinhos pequenos. Mesmo tendo os pais como vizinhos, a atleta afirma que a casa é pequena e por questões de conforto, foi necessário se mudar para a casa da irmã. Há quatro anos, Eliane recebe o apoio do professor de educação física, Joéliton Elias Pereira, de 42 anos, para seguir com os treinamentos e quem sabe realizar o sonho de se tornar uma atleta profissional.
O esporte mudou a minha vida, com muita determinação, vou continuar lutando até para alcançar meu objetivo que é um dia levar a bandeira de nosso país em uma olimpíada.
Eliane
- Minha pretensão é disputar uma olimpíada, representando o nosso país. Para muitos pode parecer improvável, mas tenho isso como meta de vida – disse com convicção.

Joéliton é proprietário de uma academia de educação física em Pimenta Bueno, e é nesse local que a atleta realiza os treinamentos de força duas vezes na semana, durante cerca de uma hora e meia.
- Eliane é disciplinada, eu não duvido que vá conquistar seus objetivos. Sinto-me triste por saber que não recebe apoio do poder público, sendo que todos os seus esforços são para representar o estado, mas enquanto eu puder continuar apoiando, com certeza farei – disse Joéliton.

Além dos treinos na academia, Eliane também treina três vezes na semana salto e velocidade, na pista da Escola Marechal Cordeiro de Farias, onde também estuda.
Eliane Ribeiro é promessa do atletismo em Rondônia (Foto: Fábio Matias)Eliane Ribeiro é promessa do atletismo em Rondônia (Foto: Fábio Matias)
Agora ela está focada e treinando firme para representar o estado na competição nacional dos Jogos Escolares, que será realizada no mês de novembro, em Belém (PA). A atleta está apta a competir em três modalidades, sendo 100 metros rasos; revezamento 4x100 e salto em distância. Durante a competição a atleta garante que dará o seu melhor, pois a Confederação Brasileira de Atletismo estará assistindo as provas, e quem sabe receba o tão esperado convite para compor a equipe brasileira de atletismo.
- O esporte mudou a minha vida, com muita determinação, vou continuar lutando até para alcançar meu objetivo que é um dia levar a bandeira de nosso país em uma olimpíada - projeta.
fonte: http://globoesporte.globo.com/ro/noticia/2013/09/promessa-do-atletismo-de-rondonia-e-aluna-baba-e-pedala-7-km-pra-treinar.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário