POPULAÇÃO DE NOVA BRASILÂNDIA CONVOCADA PARA MAIS UM PLEBISCITO.
Plebiscito (Resolução submetida ao julgamento de um povo, ou de uma classe, que a aprova ou rejeita, em votação geral, por meio do voto que exprime simplesmente sim ou não).
Nova Brasilândia vive mais uma vez o plebiscito, por um ato de solidariedade às famílias que vivem na área de assentamentos distante a cerca de 90 km da sede do município.
Devemos mais uma vez colocar nossa solidariedade em ação e pratica-la para que as famílias dessa área possam pertencer ao município mais próximo, Castanheiras, que fica a cerca de apenas 12 km de sua área de localização, Uma vez que Nova Brasilândia pelo qual essa área de assentamentos pertencem pelo mapa, fica à 90 km, sendo difícil assim o acesso à rede municipal de saúde, educação, e atendimento mais completo nas estradas entre outros direitos dessas famílias.
Pelo mapa, a área de assentamentos onde vivem 140 famílias (700 pessoas) pertence à Nova Brasilândia e esta localizada a 90 km da cidade, mas o atendimento público necessário a que essas famílias tem direito, fica difícil de para ser oferecido por Nova Brasilândia devido a distância, e o objetivo é que a população daquela localidade possa pertencer por de fato e direito ao município de Castanheiras onde naturalmente é mais próximo dos assentados, as famílias já estão integradas aquela sociedade e aquele município já presta o atendimento necessário.
Se um morador dessa área tem que se deslocar 90 km para ser atendido no hospital de Nova Brasilândia, é um trajeto que, se o paciente estiver em estado grave, o tempo e a distância da locomoção vão colocar sua vida em risco, e isso é desumano, assim como ter que se deslocar para Nova Brasilândia para vender, comprar ou estudar ou outras atividades quaisquer.
Já foram realizadas audiências públicas nos assentamentos para se discutir a questão, e a população daquela localidade já demonstrou sua vontade em pertencer pra onde lhes é mais cômodo, mais perto, e a quem já lhes presta atendimento, leia a notícia: http://www.correiodenoticia.com/?secao=5&id=1995 A empresa de consultoria SKALA já realizou estudo de viabilidade de desmembramento da área do mapa de Nova Brasilândia para incorporação ao município de Castanheiras: http://www.orondoniense.com.br/textos.asp?cd=34328
As estradas deverão ser mantidas, pois o acesso e direito de ir e vir é constitucional, mas com a distância de 90 km só para se chegar à área, fica inviável para a administração de Nova Brasilândia atender a contento a essas famílias.
Silas Borges, prefeito de Nova Brasilândia que em 2009 conseguiu resolver outro impasse sobre divisas do município de Nova Brasilândia com São Miguel do Guaporé, entende que o sofrimento das famílias dos assentamentos deve acabar, e que se faz necessário corrigir "mais esse bico" de mapa. Recentemente em um entendimento junto ao DER de Alvorada D'Oeste, Silas garantiu o atendimento do órgão nas estradas dos assentamentos, possibilitando o escoamento da safra de grãos da referida localidade.
O atendimento na área de educação e saúde deverá ser oferecido pela administração do município de Castanheiras, onde essas famílias vendem os
produtos de colheita de sua safra agrícola e pecuária e fazem suas compras naquela cidade num trajeto de apenas 12 km de distância.
Votará no plebiscito a população dos dois municípios envolvidos, e o povo de "Nova Brasilândia será mais uma vez solidário ao próximo, devendo votar mais uma vez no SIM" que dessa vez será representado pelo número 66.
O dia de votar será o mesmo dia das eleições municipais, 07/10/2012/ aonde o povo vai às urnas para escolher seu prefeito e vereadores nesse pleito de 2012.
Mais uma vez, para ser humano e solidário, VOTE SIM, VOTE 66.
FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA BRASILÂNDIA D'OESTE - RO