quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Instituto Federal de Rondônia. Matrículas aberta!

PROCESSO SELETIVO 2015/1
CâmpusCursoCodTurno
TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
AriquemesTécnico Em Agropecuária1Integral
Técnico Em Alimentos2
Técnico Em Manutenção E Suporte Em Informática3
CacoalTécnico Em Agroecologia4Integral
Técnico Em Agropecuária5
Colorado Do OesteTécnico Em Agropecuária6Integral
Ji-ParanáTécnico Em Informática7Matutino
Técnico Em Florestas8
Técnico Em Química9
Técnico Em Informática10Vespertino
Técnico Em Florestas11
Técnico Em Química12
Porto Velho CalamaTécnico Em Edificações13Matutino
Técnico Em Eletrotécnica14
Técnico Em Eletrotécnica15Vespertino
Técnico Em Informática16Matutino
Técnico Em Informática17Vespertino
Técnico Em Química18
VilhenaTécnico Em Edificações19Vespertino
Técnico Em Informática20Matutino
Técnico Em Informática21Vespertino
Técnico Em Eletromecânica22Matutino
 Declaro que li, e estou de acordo com as condições estabelecidas no inteiro teor do Edital, e que as informações as quais necessito foram compreendidas conforme os requisitos acima listados. Por favor leia atentamente o Edital em caso de dúvidas antes de aceitar e prosseguir com a inscrição!

Fonte:   http://ifro.edu.br/selecao/ps2015-1-integrado/links/inscricao.php


Movimento Sindical!

VITÓRIA DA LUTA
Sintero conquista elevação de nível para professores

22/10/2014 - 12:10
Uma aspiração antiga dos trabalhadores em educação, que sempre foi item das pautas de reivindicações do Sintero, agora é realidade. Os professores aprovados em concurso com Magistério, que concluíram nível superior, terão direito à elevação de nível com mudança de classe.
A maioria dos Estados ainda é resistente à elevação de nível dos professores sob o argumento de que seria uma espécie de mudança de cargo. Durante a luta que demorou vários anos o Sintero vem provando que a elevação de nível é uma promoção dentro do cargo único de professor.
Na última segunda-feira, dia 20/10, durante reunião da diretoria do Sintero com a Procuradoria Geral do Estado, o procurador geral Juraci Jorge finalmente assinou o parecer que põe fim à dúvida quanto ao assunto.
O parecer da PGE sobre a elevação de nível encontra base legal no artigo 206 da Constituição Federal, no artigo 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB Lei nº 9.393/96), na legislação que define as competências do Conselho Nacional de Educação, e nas leis complementares nº 420/2008 e nº 680/2012.
Embasam, ainda, o parecer, o entendimento do Supremo Tribunal Federal de que a mudança de classe ou mudança de área não altera a carreira do professor, e por isso não encontra vedação na Constituição Federal.
Para o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, esse reconhecimento, por parte da PGE, de que o professor pode elevar nível dentro da carreira, é uma grande vitória para a categoria dos trabalhadores em educação, pois, além de fazer justiça àqueles que só possuíam o Magistério e buscaram o aperfeiçoamento através dos estudos, serve de incentivo para os profissionais que ainda não concluíram sua Licenciatura Plena.
“Nós sempre acreditamos que um dia essa luta seria vitoriosa. Esse é o resultado. Mais uma vez a luta do Sintero faz história, pois essa conquista servirá de referência para outros Estados”, disse Manoel Rodrigues.
Durante a reunião ele disse mais: “Convocamos toda a categoria para que continue lutando conosco. Sempre dissemos que lutar vale a pena, e que com muito trabalho os resultados sempre aparecem. Tudo o que os trabalhadores em educação conquistaram até hoje é resultado desse trabalho e da dedicação dos líderes que já passaram pela diretoria do Sintero. Pedimos aos trabalhadores em educação para que continuem acreditando nessa luta”, finalizou.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia Especial!


Embora alguns não reconheçam, os professores têm papel fundamental no desenvolvimento da nossa sociedade.
Embora o ensino público e os educadores sejam prioridades apenas em discursos políticos, esses profissionais cumprem integralmente a sua função, que é a de educar.
Há 25 anos o Sintero mostra em suas atividades diárias que a educação  e o educador precisam ser mais valorizados, precisam ser levados a sério, pois  o ensino público de qualidade pode ser a solução de muitos outros problemas como a ignorância, a pobreza, a violência, etc...
Um povo com educação de qualidade é um povo bem informado, passo inicial para o combate a muitos dos males da sociedade.
Nesta data em que se comemora o Dia dos Professores, o Sintero propõe aos governantes e à sociedade uma reflexão sobre o desperdício de tempo, de mão de obra, e de recursos financeiros, ao tentar remediar problemas que podem ser combatidos com ensino de qualidade, atitude que começa com a valorização dos professores.
Eu me lembro de você, PROFESSOR, eu me lembro e muito.
A sua paciência, o seu amor multiplicado por quarenta,na doação sem limites, sem restrições.
Mas eu não via, não sentia essas malhas de carinho que me envolviam, que me tocavam e se transformavam em luz.
Eu recebia, mas não reconhecia você plantou uma semente dentro de mim, que agora eu sinto, germinou, cresceu, virou botão e floresceu.
Mas só agora, quando a distância de você se conta em anos de vida, eu parei para pensar e a sua figura cresceu dentro de mim.
Parece até que eu voltei a ouvir a sua voz e senti a sua presença em tudo que fiz, em tudo que vivi.
Você foi o pegureiro das minhas ações, das minhas determinações.
Foi sua voz que me levantou nas horas difíceis, que me deu novas forcas, que mostrou que cada dia é uma nova renovação…
Parabéns pelo seu dia!

fonte:    www.sintero.org.br