terça-feira, 19 de junho de 2012

Parabéns ao município de Nova Brasilândia D’ Oeste e aos brasilandenses pelos 25 anos de emancipação política!
Historico:
A povoação de Nova Brasilândia surgiu a medida que as frentes migratórias avançavam através da linha 25 do Projeto Integrado de Colonização Rolim de Moura a partir da BR-364 em Pimenta Bueno. O núcleo urbano foi construído no cruzamento da linha 25 com a linha 126 do referido projeto. Seu nome é uma homenagem a Brasília, a capital interiorizada, da mesma forma que Nova Brasilândia, cidade interiorizada na Chapada dos Parecis.

O projeto de emancipação tramitou na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia com o nome de Nova Brasilândia, todavia a existência de outro município com esse mesmo nome, no Estado de Mato Grosso, impedia o uso de topônimo igual, por isso foi acrescentada a expressão "d'Oeste".

O município foi criado com o nome de Nova Brasilândia d'Oeste, através da lei nº 157, de 19 de junho de 1987, assinada pelo Governador Jerônimo Garcia de Santana, com área desmembrada do Município de Presidente Médici.

É importante ressaltar o curto espaço de tempo entre o seu surgimento e a sua emancipação política, evidenciando a explosão migratória ocorrida e a falta de condições para melhor se estruturar como unidade municipalista.

Gentílico: nova-brasilandiense-d'oeste.

Fonte: TOPONÍMIA DE RONDONIA(REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA/VOLUME/57) E SITE DA AROM.

Autor do Histórico: VALTER NICHIO BERTONI

fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
 
Nova Brasilândia D’ Oeste, 25!!!

domingo, 10 de junho de 2012

Caravana da transposição vai à luta em Brasília

       Conforme a programação traçada pelos sindicalistas representantes dos servidores públicos, a caravana da transposição saiu de Porto Velho na manhã deste sábado (09/06) rumo à Brasília onde, durante a próxima semana, realizará diversos atos públicos.
         O ponto de partida da caravana foi a Praça das Três Caixas D’Água, onde os servidores se concentraram bem cedo para organizar a saída. Cada ônibus tem um coordenador e identificação do sindicato responsável.
         De porto Velho partiram 15 ônibus. Outros 6 ônibus partiram de várias cidades do interior para integrar a caravana. A chegada a Brasília está prevista para segunda-feira, dia 11.
        Na Capital federal os servidores vão direto para o alojamento da CNTI, local de preparação das manifestações. Os primeiros atos públicos estão marcados para terça-feira, dia 12/06, pela manhã.
       A caravana da transposição foi organizada pelos sindicatos e tem o apoio do governo do Estado, Assembleia Legislativa e da AROM





fonte: http://www.sintero.org.br/

Novo representante sindical

          Em assembléia realizada no 01/06/2012, com o pedido de afastamento por motivos eleitoral do Diretor do SINTERO Emerson Pereira de Carvalho foi indicado por unanimidade o professor Eduardo José da Silva como representante sindical em Nova Brasilândia D’ Oeste até findar o período eleitoral.
          Qualquer dúvida entrar em contato pelo telefone 69 84411009